Emsurb garante ações de manutenção e revitalização  em mercados e feiras livres da capital em 2023

Serviços Urbanos
30/12/2023 09h26

De forma planejada, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou mais de 50 ações voltadas à manutenção e à recuperação dos mercados centrais e setoriais, além de um olhar sempre atento à conservação das feiras livres durante todo o ano de 2023.

Segundo o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, as ações visam priorizar o cuidado, além de reafirmar o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a população aracajuana. “Estimular o cuidado com os espaços públicos em Aracaju é crucial para promover uma cidade mais agradável e contribuir para a preservação do patrimônio urbano, promovendo um ambiente mais sustentável, inclusivo e com a possibilidade de escolher seus alimentos com segurança", destacou.

Os serviços de manutenção nos mercados, realizados pelos técnicos do setor de engenharia predial do órgão municipal, são essenciais para garantir que a população que frequenta os espaços de compras administrados pela empresa municipal tenha conforto, segurança e bem-estar na hora das compras. 

O engenheiro civil e coordenador do setor de Engenharia e Manutenção Predial, Danyllo Santana, ressaltou que, durante o ano de 2023, foram priorizados, através dos serviços essenciais de reparos, manter os mercados funcionando adequadamente. Segundo ele, a equipe focou no estímulo aos momentos de bem-estar por meio do compromisso com a preservação e melhoria dos equipamentos de uso público.

“Essas ações contribuem para a segurança, qualidade de vida e satisfação dos cidadãos, promovendo ambientes propícios, não apenas às compras, mas também ao lazer, fortalecendo o senso de comunidade. Além disso, a manutenção oferece infraestrutura de qualidade, impactando positivamente a imagem e o orgulho da população aracajuana em relação ao espaço usufruído”, disse.

Ações nos mercados centrais e setoriais

Os mercados de abastecimento de Aracaju, relevantes pontos de acesso às mercadorias, alimentos e crustáceos, teve suas fachadas pintadas, bem como o tratamento nas paredes que dão suporte, para que fosse aplicada a tinta, além dos reparos nos telhados no setor de hortifruti e nas calhas internas para escoamento das águas pluviais. Além disso, a estrutura metálica do piso superior foi reposicionada. O objetivo é que, em tempo útil, o serviço tenha grande durabilidade e promova benefícios aos consumidores e vendedores.

Ainda mediante o cronograma, a estrutura metálica do mercado setorial Miguel Arraes, situado no bairro Bugio, zona Oeste da capital, recebeu reparos na estrutura de suporte com aplicação de substâncias anti-ferrugem e reparos em toda estrutura.

Ao longo do ano, os setoriais, como o Carlos Firpo, no Siqueira Campos, e Roberto Silveira, no Bairro América, receberam melhorias a partir da execução de serviços corretivos e preventivos na parte hidráulica, de iluminação, além de algumas demandas estruturais.

Feiras livres

As feiras livres da capital também ganharam cuidados especiais durante o ano, com troca de lonas nas bancas e manutenção constante dessas estruturas. Além disso, em agosto deste ano, parte das feiras livres ganharam novos balcões frigoríficos para a comercialização de produtos refrigerados. Foram disponibilizados, no primeiro lote, 14 equipamentos de resfriamento pra atender uma parte delas, com a expectativa de que até o fim de janeiro de 2024 todas as 28 feiras livres sejam contempladas.

O diretor de espaço públicos e abastecimento, Bira Rabelo, disse que cada etapa ocorreu mediante às normas sanitárias e a ação é um marco para a comunidade de feirantes em 2023. “Sinto que colaboramos com a possibilidade dos feirantes, assim como os consumidores, terem mais comodidade e segurança no armazenamento de itens como carnes, pescados, crustáceos e laticínios. Estamos reafirmando um dos maiores compromissos da Prefeitura, através da Emsurb,  de ordenamento em cada espaço de acesso a todos”, concluiu.